César Santos Silva - Na Rota dos Judeus no Porto

10,00€
César Santos Silva - Na Rota dos Judeus no Porto

César Santos Silva - Na Rota dos Judeus no Porto

10,00€

Neste prefácio dou minha bênção e expresso o meu apoio ao trabalho do historiador e Professor César Santos Silva. Todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o passado e o presente dos judeus e do Judaísmo no Porto, leigos e eruditos, podem satisfazer o seu interesse com o conteúdo deste livro, onde não encontrarão fantasias fáceis que vendem livros e enganam turistas desavisados, mas não respeitam a verdade, nem a história, nem a lei judaica. Desde que ele teve a ideia de escrever esta obra, César Santos Silva fez todo o possível para que fosse publicado de maneira a que se respeite a verdade história e, ao mesmo tempo, que tudo o que foi escrito no livro esteja correcto do ponto de vista religioso, que as palavras transcritas do hebreu estejam bem grafadas e que todos os conceitos se encontrem correctamente aplicados.

Em todos os seus passos foi cuidadoso, aconselhando-se com a Comunidade e o seu Comité Religioso para ser capaz de perceber um pouco do judaísmo e não escrever barbaridades, como acontece com quem não é humilde. Procurou esclarecimentos junto dos judeus anciãos da cidade, como Eliezer Beigel, que é quem sabe melhor do que ninguém sobre o que foi a comunidade judaica do Porto nos últimos 80 anos. Este livro torna-se, sem dúvida, uma fonte imprescindível de conhecimento para a pessoa interessada em conhecer a história do Judaísmo no Porto e a comunidade judaica local. A história dos judeus da cidade liga-se inseparavelmente com a história da cidade durante séculos, até que o Édito de Expulsão do rei D. Manuel levou a que, durante um grande período, o judaísmo oficial não existisse na cidade e os vestígios dos judeus fossem desaparecendo gradualmente, enquanto o judaísmo oficial não pôde ser praticado, o que se passou durante séculos, mas mesmo assim, durante esse longo período, a prática do cripto-judaismo permaneceu em muitas casas até que, no início do século passado, com o surgimento dos judeus ashkenazis e a com a força do Capitão Barros Basto, foi formada a Comunidade Judaica do Porto.

Recentemente a Comunidade abriu as suas portas para a população em geral, contando a sua história, mostrando os seus objectos históricos que estão no museu da Sinagoga e divulgando igualmente a moral universal do judaísmo, através da divulgação das 7 leis de Noé, que é uma base moral para toda a humanidade. Uma destas estas leis refere-se a uma ideia de Justiça e parece-nos que o desejo de a fazer em relação ao povo judeu e à sua história em Portugal incentivou César Santos Silva a escrever o seu livro.

Rabino Daniel Litvak

+
-
Apenas 1 unidades restantes deste produto
Estado do Produto Bom estado.

Pode também estar interessado em