É difícil exagerar a importância do Sidereus Nuncius (1610) de Galileu Galilei (1564-1642). Neste livro, Galileu anunciou várias descobertas, cada uma mais surpreendente e controversa do que a anterior: a superfície da Lua ser semelhante à da Terra, as inumeráveis estrelas de que é formada a Via Láctea, os quatro satélites em torno de Júpiter.
Após algumas negociações com a corte Medici, em Florença, Galileu designou esses satélites por «Estrelas Mediceias». Isto revela que, para Galileu, o Sidereus Nuncius serviu como uma candidatura a um emprego. Fatigado com o seu cargo rotineiro de professor de matemática na Universidade de Pádua, Galileu viu a oportunidade de um novo e promissor futuro como matemático e filósofo da natureza na corte florentina, quando um «estranho» chegou a Veneza, em julho de 1609, para apresentar um dos novos instrumentos recentemente inventados nos Países Baixos – o telescópio. No final de agosto, Galileu já tinha conseguido fazer um telescópio muito melhor do que o desse estrangeiro e iniciou a sua série de descobertas surpreendentes que acabariam, após a publicação do Sidereus Nuncius (1610), por lhe dar a fama.
Foi um livro que estabeleceu novos standards: para o papel dos instrumentos nas pesquisas da ciência – Galileu construiu o seu próprio telescópio melhorado; para o uso de evidência visual na disciplina da astronomia – embora não fosse a primeira vez, as imagens nunca haviam sido tão importantes como as gravuras lunares do Sidereus Nuncius; para a definição da disciplina de astronomia como parte da filosofia natural (ou da física, como diríamos hoje) – o livro foi entendido como uma defesa do copernicianismo.
Sidereus Nuncius pode, sem qualquer exagero, ser considerada a mais emblemática, a mais perturbadora, mas também a mais acessível de todas quantas compõem o excepcional panteão dos textos da «Revolução Científica». O Sidereus Nuncius é o livro em que Galileu Galilei deu a conhecer as novidades que descobrira com o telescópio, e é seguramente uma das mais importantes obras em toda a história do pensamento científico.
(Da nota de abertura de Sven Dupré e do prefácio de Henrique Leitão)
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.