Al-Ghazali - A incoerência dos Filósofos

35,00€
Al-Ghazali - A incoerência dos Filósofos

Al-Ghazali - A incoerência dos Filósofos

35,00€

Al-Ghazali foi um pensador muçulmano que viveu na primeira metade do século XI e no início do século XII, em Bagdade, a capital do Califado Abássida, e noutras cidades. Foi professor e jurista muçulmano sunita, com uma vasta obra de teologia, filosofia e mística islâmicas. O seu legado é tão importante que é considerado por alguns estudiosos o pensador e teólogo sunita mais influente de todos os tempos.

No domínio teológico, seguiu em grande parte a teologia ashʿarita, com a respectiva concepção de Deus e dos atributos divinos – com ênfase na omnipotência divina –, assim como da acção humana, que era considerada como criada por Deus e adquirida pelos seres humanos.

Al-Ghazali sublinhou a importância da experiência mística, sendo um defensor do sufismo, e colocando a mística no âmbito das principais disciplinas islâmicas.

A sua influência na Europa prende-se com a tradução da sua obra Os Objectivos dos Filósofos para latim […] que pretende descrever o sistema de pensamento dos filósofos islâmicos, em particular o de Avicena.

É justamente por se afastarem da doutrina e da prática islâmicas, que critica os pensadores em A Incoerência dos Filósofos. Um dos problemas da filosofia islâmica, segundo al-Ghazali, é a sua origem grega, sobretudo com base em Platão e Aristóteles.

Al-Ghazali afirma que não rejeita todas as ciências filosóficas, sendo preciso usar a razão em muitos casos; este livro, contendo as suas críticas dos filósofos, centra-se nas questões metafísicas e físicas.


+
-
Apenas 1 unidades restantes deste produto
Estado do Produto Novo.

Pode também estar interessado em