Mais de 500 anos após a sua publicação, Utopia mantém o seu fascínio intacto e continua a desafiar e a iluminar milhares de leitores em todo o mundo. No prefácio a esta edição, Francisco Louçã refere que se trata de «um inventário crítico devastador dos costumes e dos poderes, marcado pelo desejo de um mundo melhor. Esta obra desafia as convicções e as tradições.»
Ao descrever a sociedade perfeita, forjada com base na razão humana, Thomas More recorre ao princípio da racionalidade política, por um lado, mas, por outro, alimenta-se da imaginação e da fuga para um mundo irreal. Nesta ilha não há propriedade privada, os governantes são escolhidos pelo voto popular, existe o direito ao divórcio e à eutanásia, os hospitais são gratuitos e a liberdade religiosa é uma realidade.
Inspirada nos ideais socráticos e platónicos, esta obra revelou-se extraordinariamente importante ao longo dos anos, e a sua influência continua a fazer-se sentir. Basta dizer que o vocábulo «utopia», que significa «nenhures», em grego, passou, desde então, a designar um lugar ou uma sociedade com uma perfeição impossível de atingir.
LIVRO DE BOLSO
TEXTO INTEGRAL
Este produto já não tem stock. Podes-nos enviar um pedido para mais informações.
Este produto não está disponível de momento. Pode enviar-nos um pedido de informações.